Coordenador : Mariana Paladino
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389804.2199.11485.22022023
Departamento/Setor: SFP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nosso público alvo são os/as professores/as e alunos/as das duas escolas localizadas nas aldeias guarani do município de Maricá. Abrange também às lideranças e aos integrantes das duas aldeias.
Local de atuação: A presente ação de extensão será realizada nas duas aldeias guarani que existem no município de Maricá. O nome das aldeias é: Ara Hovy, localizada no bairro de Itaipuaçu, e Ka Aguy Ovy Porã, localizada em São José de Imbassaí. Também acontecerá na Faculdade de Educação, nas reuniões entre os membros da equipe para planejamento, organização e avaliação das atividades do projeto.
Objetivo
Objetivo geral Contribuir para o desenvolvimento de uma educação específica, diferenciada, intercultural e de qualidade nas duas aldeias guarani localizadas no município de Maricá Objetivos específicos - Acompanhar e subsidiar as práticas educativas e metodologias de ensino e aprendizagem pertinentes à realidade e expectativas guarani - Fortalecer a formação dos profissionais da educação básica mais sensíveis às demandas interculturais indígenas - promover a valorização dos saberes e das práticas locais - incentivar a formação cidadã e profissional do bolsista e alunos voluntários do projeto
Resumo
Este projeto visa acompanhar e apoiar os processos de ensino e aprendizagem escolares nas duas aldeias guarani localizadas no município de Maricá, bem como fortalecer a formação dos profissionais da educação básica que atuam nessas escolas; contribuindo assim, para a ampliação e consolidação do pensamento crítico estratégico e o desenvolvimento da educação pública diferenciada e intercultural, conforme a legislação vigente. As duas aldeias estão compostas por grupos familiares diferentes. A aldeia Ara Hovy é integrada por uma família extensa, liderada pelo cacique Seu Felix, que provinha do Espírito Santo; e a aldeia KaAguy Ovy Porã é integrada por várias famílias extensas que vieram de aldeias guarani localizadas em Paraty, Angra dos Reis e de outros estados do país. Nosso contato com as duas aldeias já possui dez anos. Alguns dos seus integrantes nos procuraram com a expectativa de que, como universitários, pudéssemos contribuir na capacitação dos docentes que dão aula nas escolas, assim como acompanhar e apoiar a construção de um currículo diferenciado e pertinente à realidade do grupo. Cabe destacar que o município assumiu o atendimento das duas escolas no que diz respeito ao pagamento do salário dos professores, a merenda e o material escolar, mas ainda não tem desenvolvido ações voltadas para a formação continuada dos professores. Considerando esta situação, as principais atividades a serem desenvolvidas em 2023 são: auxiliar na construção do Projeto Político Pedagógico e do currículo das duas escolas, e a elaboração de materiais didáticos acordes com a realidade linguística e cultural das comunidades guarani.